Texto Wikipedia

16-08-2009 14:03

Clique na imagem abaixo  para exibir o texto:

 

 

Imagem de microscópio eletrônico do vírus da gripe A (H1N1) rearranjado, fotografado no CDC Influenza Laboratory. Os vírus têm 80–120 nanometros de diâmetro. Um nanometro é equivalente a 1 metro dividido por 1 bilhão.

 

Após Ler o texto, responda o roteiro de estudos abaixo:

 

1) Onde surgiu inicialmente o vírus da gripe suína?  Quais animais também podem ser afetados pelo vírus?

R: México. São reservatórios do viruz influenza , suínos, equinos, aves, foca e alguns primatas.

2) Quais são os principais sintomas relacionados com a doença?

R: Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

3) Que significa grupo de risco? Você ou alguém da sua família se enquadra em algum grupo de risco? Qual?

R: Grupo de risco é um grupo de pessoas que tem maior probabilidade de desenvolver complicações ao estar infectadas com uma determinada doença.

4) Quais são as formas de contágio do vírus? Comer carne de porco pode transmitir o vírus?

R: Contato direto com doentes, gotículas de saliva e aerosóis resultantes de espirros, utilização de objetos pessoais de pessoas infectadas, beijo. Não, pois o cozimento da carne de porco elimmina as partículas virais infectantes.

 

 

Vírus da gripe na natureza

16-08-2009 15:07

As Fases da Pandemia

  Na natureza, os vírus da gripe circulam continuamente entre animais, especialmente aves. Apesar destes vírus, teoricamente, poderem evoluir para vírus pandêmicos, na Fase 1 não há casos de infecção humana por vírus que circulam em animais. Na Fase 2, um vírus animal da gripe que circula...

Procurar no site