Os Vírus

16-08-2009 21:20

 

Introdução
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação (fazer cópias), utilizando para isso a célula infectada. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. 

 

 Não deixe de ver!!!!!

 

Neste site vocês encontrarão vários tipos de mecanismos de infecção utilizada pelos vírus

 

Estrutura de um vírus
Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o se material genético, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). O material genético de um vírus contem toda a informação necessária para fazer outros vírus. Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas (bem semelhante a membrana celular).

Vida
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias de si mesmo. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias). 

Classificação
A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.

Ciclo Reprodutivo
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus: 
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias. 

Curiosidades:
- Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.

 

 OS ANTIBIÓTICOS NÃO SERVEM PARA COMBATER OS VÍRUS. ALGUNS TIPOS DE REMÉDIOS SERVEM APENAS PARA TRATAR OS SINTOMAS DAS INFECÇÕES VIRAIS.

 - As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus. 

 

Roteiro de Estudos

 

1)      O que é um vírus?

R: Vírus é uma partícula biológica, composta de proteínas e ácidos nucléicos, com grande capacidade de replicação e que necessitam de uma célula hospedeira para essa atividade. 

2) Por que os vírus são considerados parasitas obrigatórios das células? 

R: Pois conseguem se reproduzir apenas utilizando a maquinaria celular.    

3)      A afirmativa: “Vírus só causam doenças em animais”, está correta? Por quê?

R: Está errada, pois os virus podem infectar qualquer tipo de célula ( vegetal, animal, fungica ou bacteriana). 

4)      Faça um desenho ou um gráfico explicando as fases do ciclo reprodutivo de um vírus.

R: 1° Reconhecimento entre a célula e o vírus 

    2º Penetração do virus na célula.

    3º Liberação do material genético. São feitas várias cópias deste material genético e são sintetizadas as proteínas do capsídeo viral.

    4º Montagem das novas partículas virais 

    5° Liberação dos vírus e morte da célula hospedeira 

      

5)      Qual a função do material genético do vírus? E do capsídeo viral?

R: Material genético: Possui a informação para a codificação de proteínas virais.

Capsídeo  Viral: Proteção do material genético e reconhecimento da célula hospedeira.

      

 

Procurar no site